Mapa      Onde Estamos - Consulte no Mapa

Ototoxicidade

Ouvido

 

Ototoxicidade refere-se ao fenómeno pelo qual a Audição é afetada por exposição a Substâncias Químicas. Normalmente estas serão Solventes Orgânicos (combustíveis, solventes comerciais), Drogas Fortes (medicinais e recreativas) e Metais Pesados (chumbo, manganês, mercúrio). Estes agentes podem actuar isoladamente ou em conjunto com o Ruído. Se for com Ruído, a soma do efeito global é geralmente maior do que as partes individuais.

Ototoxicidade é uma chegada relativamente recente no Local de Trabalho. Apesar de não haver dúvida de que vem ocorrendo há muitos anos, só recentemente é que a consciência geral foi levantada. Por esta razão, os locais de trabalho que envolvem o uso de Substâncias Ototóxicas devem colocar avisos adequados e adotar práticas seguras de trabalho. Em caso de dúvida, verificar com o fornecedor ou fabricante porque tal informação deve fazer sempre parte da folha de segurança do material fornecida com a mercadoria.

Não são apenas agentes de trabalho que podem ser Ototóxicos. Existem alguns Medicamentos importantes que apresentam efeitos colaterais Ototóxicos que são explicados aos pacientes quando eles são prescritos. O Café por exemplo, é bem conhecido em agravar o Zumbido em muitas pessoas.

Contactos Rápidos

Telefone 291 642 364
Telemóvel 964 607 705 • 910 709 662
Skype audimadeira
   
Morada Galerias 5 Outubro Loja 25 - Funchal

Funcionamento

2ª a 6ª F.: 9h-12h30 e 14h30-18h
Sábado: 9h-14h (Mediante Marcação)
Facebook Facebook