Zumbidos

Zumbidos:

Frequentemente as pessoas que têm uma Perda Auditiva sentem também um Zumbido. O Zumbido é um sinal neural gerado internamente que é percebido como som. O som ouvido pode variar de pessoa para pessoa e pode ser sentido permanentemente ou periodicamente.

O Zumbido crónico é experimentado por cerca de 10% a 15% da população. Para muitas dessas pessoas, o Zumbido é leve e/ou transitório e portanto sem maiores consequências. No entanto para alguns, o Zumbido é uma condição particularmente debilitante causando perturbação ao sono, concentração, relaxamento, relacionamentos e a sensação de perda de controle.

Tipicamente isso leva as pessoas que sentem Zumbidos a evitar locais muito tranquilos mas também muito ruidosos, os quais podem causar o seu Zumbido tornar-se mais percetível.

O Zumbido ainda é pouco compreendido mas há um consenso de que as prováveis causas do Zumbido incluem a exposição a sons altos, ferimentos na cabeça e pescoço, doenças sistémicas, e altos níveis de stress.

Atualmente não há tratamento padronizado do Zumbido, mas o alívio pode ser obtido através de terapia acústica usando um Dispositivo para Zumbido e/ou aconselhamento.


Dispositivos para Zumbidos produzem um som para desviar a atenção do Zumbido. Estes dispositivos podem ser:

• Aparelhos Auditivos - A amplificação fornecida pelo Aparelho Auditivo aumenta a consciência dos sons ambiente e portanto pode fazer o Zumbido menos percetível. Como o sofredor de Zumbido tem uma Perda Auditiva, a amplificação pode ainda aliviar o stress sentido em situações de difícil audição e que causa o acentuar do Zumbido.

• Mascaradores de Zumbidos - São dispositivos usados ao nível do ouvido e que produzem um som que visa mascarar o Zumbido.

• Dispositivos Combinados - Dispositivos que combinam as funções de Aparelho Auditivo e Mascarador de Zumbido.

• Geradores de Som - Estes dispositivos são personalizados para produzirem o som mais eficaz para mascarar o Zumbido sentido pelo indivíduo, em alguns casos um simples rádio ou dispositivo de som pessoal são suficientes para o mascarar.

Contactos:

Telefone: 291 642 364 / Telemóvel: 964 607 705

Morada: Rua 5 de Outubro nº 58B, Galerias 5 Outubro

1º Andar - Loja 25, 9000-079 - Funchal, Madeira

Funcionamento:

  • 2ª a 6ª Feira: 9:00 - 12:30 (Mediante Marcação - COVID-19)
  • 2ª a 6ª Feira: 14:30 - 18:00 (Mediante Marcação)
  • Sábado: 9:00 - 14:00 (Mediante Marcação)