Causas de Perda

Causas de Perda Auditiva:


Ototoxicidade

Ototoxicidade refere-se ao fenómeno pelo qual a Audição é afetada por exposição a Substâncias Químicas. Normalmente estas serão Solventes Orgânicos (combustíveis, solventes comerciais), Drogas Fortes (medicinais e recreativas) e Metais Pesados (chumbo, manganês, mercúrio). Estes agentes podem actuar isoladamente ou em conjunto com o Ruído. Se for com Ruído, a soma do efeito global é geralmente maior do que as partes individuais.

Ototoxicidade é uma chegada relativamente recente no Local de Trabalho. Apesar de não haver dúvida de que vem ocorrendo há muitos anos, só recentemente é que a consciência geral foi levantada. Por esta razão, os locais de trabalho que envolvem o uso de Substâncias Ototóxicas devem colocar avisos adequados e adotar práticas seguras de trabalho. Em caso de dúvida, verificar com o fornecedor ou fabricante porque tal informação deve fazer sempre parte da folha de segurança do material fornecida com a mercadoria.

Não são apenas agentes de trabalho que podem ser Ototóxicos. Existem alguns Medicamentos importantes que apresentam efeitos colaterais Ototóxicos que são explicados aos pacientes quando eles são prescritos. O Café por exemplo, é bem conhecido em agravar o Zumbido em muitas pessoas.

Exposição ao Ruído

A Exposição a Ruído excessivamente alto causa Perda de Audição, é também a causa mais comum de Perda de Audição evitável na comunidade.

Associando a Exposição a Ruído à Perda Auditiva devido ao processo de envelhecimento (presbiacusia) é facilmente entendido por que a Perda de Audição é mais comum nos grupos etários mais velhos.

Para indivíduos não acostumados com Perda Auditiva, pode ser muito difícil compreender a frustração e as dificuldades da falta de algo a que no dia a dia tomamos por garantido. Por isso a prevenção é muito importante e na maior parte das vezes negligenciada!

O risco de Perda Auditiva permanente devido a ruído depende da intensidade do mesmo e da duração da exposição.

Uma lesão devido a Ruído é normalmente adquirida ao longo do tempo e resultado de uma exposição prolongada a Ruídos Fortes, como por exemplo, num posto de trabalho muito ruidoso. Os efeitos são acumulativos ao longo da sua vida e o dano é quase impercetível porque não vem com dor nem sangue como numa ferida. É também cada vez mais comum exposições perigosas a ruídos fortes em atividades de lazer.

A exposição a níveis extremamente altos de som, como por exemplo o som de um Tiro de Arma de Fogo, pode causar Danos Instantâneos à Audição.

Se depois de estar exposto a ruído alto como por exemplo uma festa ou discoteca, o mundo parecer um pouco mais silencioso ou sentir um Zumbido nos ouvidos, então o nível de som foi definitivamente perigoso e os seus ouvidos estão a dar um Aviso para ser cuidadoso.

O que fazer para prevenir a sua Saúde Auditiva:

• Evitar ruído alto

• Remover a fonte do ruído

• Sair do ruído

• Reduzir o volume

O ruído no local de trabalho: muitos locais de trabalho têm o potencial para um grau de Exposição ao Ruído, no entanto alguns locais de trabalho são identificados como apresentando um risco particularmente elevado para a Audição. Todos os locais de trabalho são obrigados por lei a ter uma Avaliação de Ruído adequado.

Alguns exemplos de locais de trabalho ruidosos incluem: Fábricas, Construção, Mineração, Entretenimento e Transporte. Se tiver de elevar a sua voz para ter uma conversa, então esse local tem um nível de Ruído bastante elevado.

A Exposição ao Ruído no local de trabalho pode ser reduzida dentro desta hierarquia:

• Eliminar o perigo eliminando a fonte do ruído

• Minimizar o risco através de controles de engenharia de ruído ou substituição de equipamentos ruidosos.

• Implementar controles administrativos: removendo funcionários das áreas ruidosas ou produzir o ruído em alturas em que o pessoal afetado é mínimo.

• Fornecer Equipamentos de Proteção Individual: como Tampões ou Protetores para os ouvidos acompanhados por uma educação eficaz e programa de formação.

O ruído em atividades de lazer: altos níveis de Ruído podem vir de atividades mais tradicionais como o Motores, Tiros e uso de Ferramentas Elétricas, ou de fontes mais contemporâneas, como Bandas de Música, Concertos e Leitores Pessoais. Se tiver problemas para conversar sobre o Nível de Ruído, mais uma vez este é potencialmente muito alto e deve ser reduzido.